Com a aquisição do primeiro pacote de licença de uso de software, o ciclo de distribuição pode ser iniciado.
As licenças de uso de software podem ser usadas para qualquer solução, aplicativo ou integração desenvolvida no Solutions Maker Framework e não têm uma data de validade definida. Os modelos de solução que podem ser distribuídos são definidos no ponto 4 deste documento.
As licenças podem ser adquiridas como um pacote ou separadamente. No caso de uma compra de pacote, há um desconto progressivo no valor unitário da licença, de acordo com o valor negociado, de acordo com a tabela de preços definida no ponto 5 deste documento.
Para o uso de licenças de uso de software, o Distribuidor deve enviar uma solicitação contendo informações sobre o modelo de solução necessário, o número de licenças e informações técnicas relevantes para o projeto, como segue:
Exemplos de aplicação
As inscrições podem ser enviadas on-line pelo Portal de parceiros da ViaVoIP Solutions ou por e-mail: projetos@viavoipsolutions.com.br
Após o recebimento da solicitação, com as licenças do Distribuidor disponíveis para uso, será nomeado um analista da equipe do projeto ViaVoIP Solutions, que será o técnico responsável pela pré-instalação e implementação do projeto. Este analista entrará em contato com o solicitante para alinhar os detalhes da execução das atividades e gerar um documento SOW ( declaração de trabalho ) contendo informações sobre o escopo do trabalho a ser realizado, cronograma de implementação, configurações, pré-requisitos, critérios de aceitação etc. que deve ser aprovado pelo requerente para o início das atividades.
A ViaVoIP Solutions não vende hardware. O equipamento necessário para executar o projeto solicitado, bem como o software do sistema operacional, serão definidos pelo analista técnico responsável e a aquisição deste não é de responsabilidade da ViaVoIP Solutions.
As licenças de uso de software atribuídas são de uso exclusivo do cliente final e as licenças disponíveis para uso do distribuidor não podem ser restabelecidas.
Com a conclusão da preparação, o equipamento deve chegar ao cliente final pré-instalado e testado, exigindo apenas plug and play.
A instalação física do equipamento no ambiente final do cliente, as conexões dos cabos e a montagem do DG devem ser realizadas por profissionais qualificados fornecidos pelo parceiro e não fazem parte dos serviços de implementação que serão realizados pelo ViaVoIP Soluções
Durante o período de implementação, deve haver um recurso técnico disponibilizado pelo parceiro no cliente, para suporte físico à equipe, se necessário.
A solução será implementada gratuitamente pelo analista designado às atividades, através de acesso remoto via Internet, que o cliente deve disponibilizar. Opcionalmente, analistas técnicos devidamente treinados, designados pelo parceiro, podem realizar as atividades de implementação e sempre contar com o apoio da equipe do projeto ViaVoIP Solutions.
Caso a etapa de pré-instalação não possua um ambiente de laboratório compatível com o ambiente do cliente final, podem ser necessários pequenos ajustes na solução para o perfeito funcionamento da solução no ambiente final do cliente, com esses ajustes e personalizações incluídos nos serviços de implementação oferecidos pela ViaVoIP Solutions.
Após a validação completa da operação sistemática da solução, um analista (As-Built) será gerado pelo analista designado que apresenta as características e singularidades da implementação do projeto e a solução pode ser entregue ao cliente final.
A avaliação e validação da solução pelo cliente final deve ser realizada em no máximo 05 (cinco) dias úteis, sendo a solução considerada validada, se não houver manifestação contrária pelo cliente.
Com a aceitação da solução pelo cliente final, o projeto é considerado concluído, marcando a data de aceitação e encerrando as atividades do analista atribuídas pela equipe do projeto ViaVoIP Solutions.
Se o parceiro tiver algum tipo de equipamento, como estações telefônicas, placas de voz, equipamentos de acesso, leitores biométricos, etc. e que ainda não foram aprovados para uso em conjunto com soluções desenvolvidas pelo Solutions Maker Framework, você pode enviar uma solicitação de aprovação que será analisada e respondida pela equipe do projeto ViaVoIP Solutions.
Se a solicitação for aceita, o prazo estimado e os requisitos para o final da aprovação serão informados. O parceiro fornecerá o ambiente necessário para o acesso ao equipamento que será homologado.
Ao adquirir o primeiro pacote de licenças, a ViaVoIP Solutions oferece ao distribuidor treinamento básico gratuito para as áreas técnica e comercial.
O treinamento deve ser realizado remotamente através de áudio ou videoconferência e exibição remota de telas.
O ambiente e o equipamento necessários para o treinamento serão especificados pela Viavoip Solutions e devem ser fornecidos pelo parceiro para realizar o treinamento.
A pré-instalação do projeto no laboratório (estadiamento) é uma etapa essencial que visa garantir um excelente controle de qualidade nas soluções fornecidas e inclui a instalação física e lógica de todos os componentes, seguida pela validação completa da operação da solução, executando testes nos níveis de hardware e software.
O objetivo final do teste é aumentar a satisfação do cliente, identificando e corrigindo possíveis problemas de equipamento com antecedência e tornando a implementação da solução mais rápida e eficiente no cliente final.
Recomenda-se que a pré-instalação ocorra no ambiente do distribuidor ou revendedor, mas em casos especiais, embora não seja recomendado, pode ocorrer no ambiente do cliente final.
Para realizar os testes de validação do equipamento, é recomendável ter um ambiente de laboratório com as mesmas características do ambiente do cliente final, que contém os mesmos componentes de integração.
A pré-instalação da solução será feita remotamente pelo analista designado e é necessário liberar um acesso remoto aos servidores para executar as atividades. Opcionalmente, os analistas técnicos devidamente treinados e designados pelo parceiro poderão realizar as atividades antes da instalação e sempre contar com o apoio da equipe de projeto da ViaVoIP Solutions.
A instalação do sistema operacional não faz parte dos serviços de instalação fornecidos pela ViaVoIP Solutions e deve ser realizada por profissionais associados qualificados.
O prazo para executar as atividades de pré-instalação de uma solução, com todos os pré-requisitos atendidos, é de até 05 (cinco) dias úteis. Após a conclusão das atividades de pré-instalação, o equipamento pode ser empacotado e enviado para implementação no ambiente do cliente final.
Para a realização de modificações no projeto como customizações específicas, modificações de procedimentos, novas instalações, mudanças de fluxos, troca de modelo de solução, etc. É necessário enviar uma solicitação de alteração para a equipe do projeto ViaVoIP Solutions, por meio do “Portal do parceiro” ou por email.
A solicitação será analisada e respondida informando os possíveis prazos e valores de execução. A modificação solicitada somente será feita após a aceitação formal pelo requerente das condições apresentadas pela ViaVoIP Solutions.
O suporte para soluções será oferecido gratuitamente pelo período de 06 (seis) meses a partir da data de aceitação da solução, para projetos implantados ou supervisionados pela equipe do ViaVoIP Solutions Project.
O objetivo do suporte é garantir a operação completa da solução contratada e aceita pelo cliente final, sem incluir nenhuma modificação que altere o escopo inicial do projeto, definido no documento SOW.
Para ativar a equipe de suporte, é necessário abrir uma ligação pela Internet através do sistema “Help Desk” da ViaVoIP Solutions ou pelo email suporte@viavoipsolutions.com.br.
Ao receber uma chamada, com o projeto coberto, será designado um analista da equipe de suporte da ViaVoIP Solutions, que será o técnico responsável por atender a chamada.
A assistência será realizada remotamente, dentro do prazo acordado, e recomenda-se a liberação do acesso remoto ao servidor.
O tempo para a disponibilidade do acesso remoto ou as informações solicitadas pelo analista designado não será considerado como uma hora de serviço e não afetará o nível dos serviços, passando o que será contado após a liberação do acesso ou a disponibilidade das informações.
No final do período de suporte gratuito, o cliente final pode optar por renovar o contrato de suporte e manutenção por mais um ano (12 meses), e o pagamento mensal é exigido de acordo com a tabela de valores atual.
Se o cliente decidir não renovar o contrato de suporte, o projeto será considerado pela ViaVoIP Solutions como “descoberto”.
As chamadas em aberto para projetos descobertos somente serão atendidas após a aceitação do número de horas necessárias para a assistência da chamada, que será informada pelo analista designado após uma análise prévia das informações e do ambiente. Pelo serviço dessas chamadas, o valor “hora x homem” será cobrado de acordo com a tabela de valores.